A ABRAIDI trabalhando na direção do interesse dos seus associados, da saúde pública e da sociedade brasileira, toma a iniciativa para colocar o setor na vanguarda dos esforços de reconstrução da economia brasileira.
Entendemos que as demandas de saúde, já represadas antes da pandemia COVID-19, acumularam-se nos mais de 100 dias de quarentena e na implantação das medidas necessárias a conter a pandemia, com a priorização das internações por infecções respiratórias causadas pelo novo corona vírus e em detrimento das demais afecções que coexistem na realidade de saúde brasileira: artroses graves, insuficiência coronariana, doenças neuro vasculares ou de coluna e dezenas de outras.
Como toda a população, as nossas equipes vão diariamente aos hospitais necessitam de atenção quanto à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da COVID-19. É sabido que cada portador do SARS-CoV-2 pode contaminar de 1 a 2 pessoas, dependendo das medidas de distanciamento social, de higiene e o uso de máscaras. Para evitar a propagação da doença, é importante testarmos o maior número possível de pessoas, de forma consequente e organizada e, em seguida, adotarmos as providências necessárias conforme cada caso.
A ABRAIDI está coordenando um enorme esforço dos seus associados, na execução de um amplo programa nacional de testes de diagnóstico do novo corona vírus, SARS-CoV-2, em parceria com o consagrado Laboratório Fleury: #COVID19NÃOPASSEADIANTE
Agindo assim, teremos também um meio de conter o novo corona vírus, incluindo proteger nossas equipes e ainda os profissionais dos hospitais e, na última linha, proteger os pacientes portadores de doenças crônicas que precisam das cirurgias com implantes, como solução para a dor, para as graves restrições da mobilidade e para mitigação dos riscos de emergências cardiovasculares e neurológicas.
Além dos benefícios para os que trabalham no setor, ao identificar os casos negativos e positivos para o SARS-CoV-2, agregaremos segurança aos tratamentos a serem realizados nos hospitais, contribuindo para que os pacientes tenham mais confiança para continuar os tratamentos planejados no começo de 2020.
Sabemos que será um longo caminho até a normalização das atividades, mas sabemos também que será um tempo de acomodações e de assimilação de padrões adotados durante a COVD-19 e, como dizem, será um Novo Normal. No entanto, o que é estabelecido e consolidado é o compromisso dos distribuidores associados da ABRAIDI: qualidade e segurança para os pacientes.
Ao longo da próxima semana, divulgaremos as orientações práticas desse programa voluntário, como endereços, telefones e providencias de agendamento. Fiquem atentos!