Etiquetas de Rastreabilidade e UDI: RDC 232/2018 é tratada em palestra

A ABRAIDI promoveu, em 13 de fevereiro, no auditório da Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação – ESENI, em São Paulo, a palestra Etiquetas de Rastreabilidade e UDI: RDC 232/2018. O evento teve 83 participantes presenciais e online.

A conferência foi realizada pelo especialista no tema, Marcelo Sá, da GS1 – Associação Brasileira de Automação, que é uma organização multissetorial, sem fins lucrativos, que desenvolve e mantém os padrões globais mais utilizados para uma comunicação empresarial desde a matéria-prima até o consumidor final, popularmente conhecido como código de barras.  

O evento foi aberto pelo diretor técnico da ABRAIDI, Sérgio Madeira. Marcelo Sá explicou a amplitude global da rastreabilidade harmonizada, com base em 70 autoridades regulatórias. O especialista lembrou que, em 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a Resolução 232 que determina a obrigatoriedade de inclusão de código de barras linear ou bidimensional em etiquetas de rastreabilidade com prazo de implementação para junho deste ano.

Marcelo Sá explicou o significado da sigla UDI – Unique Device Identification ou em português: Identificação de Produtos pra Saúde e as suas implicações. Ele comentou que a UDI é um sistema destinado a fornecer identificação única e harmonizada globalmente de dispositivos médicos. O especialista também detalhou a estruturação numérica do código de barras e suas respectivas tabelas. 
A íntegra da palestra e os dois comunicados da ABRAIDI podem ser acessados no Portal do Associado. 

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados