Debatedor no Ética Saúde Summit 2019, que aconteceu no dia 07 de novembro, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, o presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI, Sérgio Rocha, destacou que a sustentabilidade do setor de saúde depende do engajamento de todos os players, inclusive das operadoras de saúde. “O Instituto Ética Saúde é atualmente um acordo com magnitude internacional. Mas precisamos de um movimento efetivo de todos os lados do setor. Não há mudança sem a participação de todos”, defendeu.
Na opinião de Rocha, a Saúde vive o domínio de uma área específica e todos os demais players – indústria, distribuição, hospitais, laboratórios – sofrem as consequências. “Quando as operadoras de saúde falam em inflação médica, proponho aqui que o tema seja discutido com profundidade. No ano que vem, a ABRAIDI pretende promover um debate mais profundo sobre o tema a inflação da saúde, porque no setor de importação e distribuição de DMI os preços caíram e muito”, enfatizou.
Também participaram do debate “Fornecedores de Produtos e Serviços de Saúde: Inovação, Incorporação Tecnológica, Sustentabilidade Sistêmica, Valor ao Paciente e Dilemas Éticos da Atividade Econômica” o presidente do Conselho de Administração da Abimed, Fabrizio Signorin; a integrante do Conselho Suplente da Abimo, Patricia Braile; a membro do Conselho de Administração da Abramed, Claudia Cohn; o presidente do Conselho de Administração da Anahp, Eduardo Amaro; o presidente da Fehoesp, Yussif Ali Mere Júnior; e o coordenador do Painel de Indicadores do Ibross, Marcos Morato.
As entidades que participaram do Ética Saúde Summit 2019, como debatedoras ou na plateia, assinaram o “Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multisetorial nos Setores de Saúde”. O documento tem o apoio e endosso de Órgãos Públicos e Autarquias que participam do Sistema de Saúde do Brasil e reconhece o Estatuto e Instruções Normativas do Instituto Ética Saúde como norteadores para as ações de Compliance e Integridade no Setor de Saúde.