Em 2020, houve queda de 50,8% no faturamento das empresas e redução de 60% do volume cirúrgico, apontou pesquisa realizada pela Associação
O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, e o diretor executivo da Associação, Bruno Bezerra, participaram do evento online Digital Journey by Hospitalar, em 4 de maio. Eles foram convidados para um bate-papo na “Sala Comunidade: Impactos da pandemia na importação e distribuição de produtos para saúde”, junto com o gerente de desenvolvimento da Canada Trade, Reniee Lopes. O coordenador de vendas da Informa Markets Brasil, Marcelo Gaspar, iniciou a conversa apresentando o currículo dos palestrantes e destacou o conteúdo oferecido pela ABRAIDI em seu canal do Youtube, convidando os presentes a conhecerem para aproveitar as informações disponíveis.
O debate, moderado por Bruno Bezerra, começou com o presidente da ABRAIDI relatando alguns dados do 4º Anuário, cujos destaques foram a queda de 50,8% na média de faturamento dos associados e praticamente 60% de diminuição do volume de cirurgias desde o início da pandemia até janeiro deste ano. A pesquisa também chamou atenção por relatar o aumento de retenção de faturamento, glosas e crescimento nos casos de inadimplência.
Sérgio Rocha também mostrou a perspectiva de retomada dos associados de acordo com a pesquisa, feita em janeiro, antes da segunda onda da pandemia no Brasil. O trabalho mostrou que para 44% dos entrevistados havia expectativa de melhora ainda no segundo semestre de 2021, enquanto 42% acreditavam em um retorno mais concreto apenas em 2022. “A pandemia deixou claro nossas deficiências. O sistema de saúde é muito complexo e normalmente já funciona com dificuldades, em meio a uma crise, essa dinâmica piora muito. Toda a situação mostrou que mesmo o setor da saúde reprensentando 9,5% do PIB brasileiro, ainda é preciso olhar para ele com mais atenção e investimento”, refletiu o presidente da ABRAIDI, que acredita que o segmento voltará ao mesmo patamar pré crise sanitária apenas em 2023.
Os desafios enfrentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) durante a pandemia, problemas logísticos para importação de insumos, aumento do dólar e a necessidade de separar os atendimentos de acordo com as patologias nos hospitais para poder atender e tratar pacientes com problemasde saúde urgentes com segurança também foram temas tratados durante o debate.
A Digital Journey by Hospitalar, promovida pela Hospitalar com apoio institucional da ABRAIDI, acontece de 4 a 20 de maio totalmente online. O evento proporciona três semanas de imersão no setor da saúde permitindo que os participantes ampliem o networking, entrem em contato com os principais players do mercado, conheçam novos produtos e serviços, e acompanhem debates com especialistas de diferentes áreas como tecnologia, inovação, facilities, atenção domiciliar, gestão e engenharia clínica.