O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, participou, em 15 de março, como palestrante do 6º Workshop da Agenda Executiva em Saúde – Novos Caminhos para a Saúde realizado na Santa Casa de Belo Horizonte/MG. A entidade promove cursos em vários estados com conteúdos teórico e prático para o desenvolvimento e fortalecimento das competências de liderança de profissionais do setor.
O presidente da ABRAIDI falou no painel “Os desafios da cadeia de suprimentos como estratégia de eficiência e sustentabilidade na área da saúde” juntamente com o gestor hospitalar, Romel Alves; o diretor financeiro e gestão corporativa da Santa Casa de BH, Gilberto Cortês; e o CEO do Hcor e idealizador da Agenda Executiva em Saúde, Fernando Torelly.
O CEO do Hcor esclareceu que o convite à ABRAIDI foi em razão da necessidade de contar também com a perspectiva do fornecimento de dispositivos médicos sobre os desafios da sustentabilidade da saúde. Os painelistas concordaram que o segmento precisa passar por um choque de gestão. “Todos os elos da cadeia produtiva têm que ganhar escala e transformar em eficiência, fazendo bem-feito, de forma rápida, aquilo que precisa ser realizado”, completou Sérgio Rocha sobre as conclusões do debate.
O presidente da ABRAIDI comentou que, diante de um cenário insustentável para todos, de grande desperdício de recursos e distorções, torna-se fundamental sentar à mesa para dialogar em prol de uma solução viável. “Os desperdícios não estão relacionados apenas a problemas de mal gerenciamento dos recursos, mas também às distorções, às assimetrias, redundâncias e informações fragmentadas ao longo da cadeia produtiva. O alinhamento entre os participantes pressupõe negociação justa entre as partes”, propôs.
Sérgio Rocha comentou sobre o surgimento de operadores logísticos visando à otimização de custos no fornecimento de dispositivos médicos. O presidente da ABRAIDI ainda destacou que a redução dos desperdícios, que drenam os recursos escassos da saúde, passa também pelo componente ético.
O 6º Workshop da Agenda Executiva em Saúde teve a correalização do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – Sindhospa.