A ABRAIDI marcou presença, em 21 de junho, no Tapping Brazil’s Medical Devices Market, organizado pela Embaixada da Malásia com o apoio da Perantim, que corresponde à Associação de Fabricantes de Dispositivos Médicos na Malásia. O gerente executivo, Davi Uemoto, e o analista de Relações Governamentais e Institucionais, Heitor Lopes, foram palestrantes para cerca de 20 empresas de produtos para saúde do país do sudeste asiático.
“Foi uma ótima oportunidade para apresentar a ABRAIDI, grandes números do mercado de dispositivos médicos no Brasil, o nosso sistema de saúde e os players da cadeia de valor. Também abordamos os dados relacionados à interação comercial entre o Brasil e a Malásia, bem como informações técnicas sobre o ciclo de fornecimento de dispositivos médicos por aqui, perpassando pontos importantes relacionados ao processo de registro de produto na Anvisa, à importação e com relação ao reembolso no país”, resumiu Davi Uemoto.
Ao final da apresentação, foram respondidas uma série de perguntas de executivos das empresas relacionadas à tributação no setor, ao tempo e custo de registro de produto, bem como processo para abertura de empresa no Brasil. “Estamos planejando realizar um novo encontro on-line com o objetivo de abordar questões mais específicas sobre aspectos legais e regulatórios”, completou o gerente executivo da ABRAIDI.
Davi Uemoto ressaltou que a aproximação com os malaios não tratou somente de importação de produtos, mas também da possibilidade de empresas brasileiras exportarem para o sudeste asiático. “Um dos presentes demonstrou interesse em importar produtos brasileiros”, finalizou.