A TV Globo exibiu, em 22 de março, no Jornal Hoje uma reportagem sobre a fila de pacientes, que passa de um ano, para a troca de um marcapasso, em Porto Alegre/RS. A repórter lembrou que, em dezembro de 2021, o Ministério da Saúde editou uma portaria reduzindo os valores pagos para próteses e outros matérias de procedimentos cardiológicos, passando a remunerar somente parte dos equipamentos.
No caso do marcapasso, o valor caiu de R$ 50 mil para R$ 18 mil cabendo os hospitais pagarem a diferença. O cardiologista da Santa Casa de Porto Alegre ouvido pela reportagem informou que ninguém mais tem implantado os marcapassos e os pacientes têm entrado para a fila de transplante com a gravidade dos casos, além de mais internações na UTI. Para a TV Globo, o Ministério não informou se irá rever a tabela.
“Temos pressionado os órgãos públicos, desde a edição da portaria, e também denunciado essa situação na imprensa, com diversas reportagens na Folha de São Paulo, publicações em Brasília e vários outros estados, mas sem ainda ter sensibilizado o Governo Federal. Seguiremos em mais essa luta em favor do associado, mas principalmente da população, que é quem acaba sofrendo com isso, como bem mostrou a reportagem do Jornal Hoje”, destaca o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha. Confira a reportagem da TV Globo: https://g1.globo.com/jornal-hoje/edicao/2023/03/22/videos-jornal-hoje-de-quarta-feira-22-de-marco-de-2023.ghtml#video-11470409-id