Fabrício Campolina participa de Live da ABRAIDI com Grupo Mídia

A ABRAIDI produziu, com o Grupo Mídia, uma Live que debateu “As transformações no sistema de saúde e os impactos para os fornecedores” com o diretor de Healthcare Transformation da Johnson & Johnson Medical Latam, Fabrício Campolina. A condução da discussão foi do presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha.


Fabrício Campolina destacou que a cadeia da saúde precisa ser mais integrada. “A pandemia do coronavírus trouxe de forma aguda uma realidade que iremos viver cronicamente nos próximos anos com o envelhecimento da população. Temos que pensar de outra maneira, mudar e acelerar mudanças”, completou nas considerações iniciais. O diretor da Johnson & Johnson lembrou dados do Instituto Ética Saúde que mostram que a ineficiência e a corrupção geram bilhões de reais em desperdícios na área da saúde.

O executivo citou as discussões sobre telemedicina e teleconsulta que vieram à tona por conta do Covid-19 e se arrastavam há anos por aqui, mas que estão sacramentadas nos Estados Unidos há muito tempo. “É melhor ter uma teleconsulta ou não ter nada? Muitos pacientes não vão ao médico por não ter a passagem para o transporte”, revelou Campolina ao exemplificar com uma pesquisa. “Um novo marco regulatório precisa estabelecer normas para o cuidado virtual que vai muito além da telemedicina, que é uma das etapas. Temos que automatizar processos, ‘desospitalizar’ procedimentos e usar inteligência artificial para elaboração de laudos em radiologia, por exemplo”, citou o diretor da J&J.

Sérgio Rocha e Fabrício Campolina ainda trataram do tema criação de valor em saúde para o mercado e a relevância de sistemas de denúncias e compliance dentro das empresas. “A ABRAIDI vem atuando de forma importante nesse sentido, desde a criação do Ética Saúde, mas todos precisam estar conscientes de que não há mais espaço para atuação diferente disso”, completou o executivo da J&J.

As Lives do Grupo Mídia promovem a SAHE que acontecerá em 2021 e terá o Masterclass ABRAIDI para debater questões setoriais envolvendo a importação, distribuição e temas de interesse das empresas associadas.

A íntegra do programa está no link: https://www.youtube.com/watch?v=ar5QfuoZk2M 

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados