A ABRAIDI ocupou a mediação em dois painéis do VII Fórum ABIIS, que discutiu o futuro do setor de dispositivos médicos no Brasil, em 25 de agosto, em Brasília. A ABRAIDI é uma das entidades que fazem parte da Aliança Brasileira de Indústria Inovadora em Saúde.
O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, coordenou o debate sobre o desenvolvimento do parque industrial de dispositivos médicos no Brasil. Rocha destacou que pandemia mostrou que todo país precisa ter de tudo um pouco em saúde e cabe a cada governo ter um planejamento correto para a evolução da sua cadeia produtiva. “Uma nação como a nossa, não pode focar apenas em serviços. A indústria precisa ser muito forte”, defendeu. Fizeram parte da mesa o professor do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da UEPB, Eduardo de Oliveira; o ex-ministro da Saúde e atual senador Humberto Costa; o diretor de Assuntos Governamentais da Johnson & Johnson, Ronaldo Luiz Pires; e o presidente e CEO da Labtest Diagnóstica S/A e professor da Fundação Dom Cabral em Gestão Estratégica e Supply Chain, Alexandre Guimarães.
Já o diretor executivo da ABRAIDI, Bruno Bezerra, mediou o painel que debateu as boas práticas regulatórias e o comércio internacional. “Essa temática vem para impulsionar e destravar o comércio entre o Brasil e os demais países, para ajudar o setor doméstico a se integrar melhor nessas cadeias”, definiu Bezerra que também ocupa a Vice-Presidência da ABIIS. Os debatedores foram a Head de Comércio e Boas Práticas Regulatórias para a Coalização Interamericana de Convergência Regulatória para o Setor de Tecnologia, Renata Amaral; o coordenador Geral de Regulação da Secretaria de Acompanhamento Econômico, Yoshihiro Lima Nemoto; e a secretária de Comércio Exterior Substituta da SECEX, Daniela Ferreira de Matos.
O VII Fórum ABIIS segue disponível no Youtube:
Fonte: Assessoria de imprensa Doc Press