Diretoria da ABRAIDI visita fábrica de robôs cirúrgicos na Califórnia.

O presidente da ABRAIDI e o diretor técnico, Sérgio Rocha e Sérgio Madeira, visitaram em 6 de outubro o maior fabricante de robôs cirúrgicos do mundo, Intuitive, na cidade de Sunnyvale, na Califórnia, Estados Unidos. Foram recebidos por Romain Denis, VP Global de Qualidade e Regulatório e uma equipe de engenheiros e especialistas que trabalham em desenvolvimento de produto e treinamento. “Foi uma manhã muito densa de conhecimento, incluindo a vivência com os equipamentos”, destaca o presidente Sérgio Rocha.  

A Intuitive tem a liderança mundial desse segmento, com mais de 8.000 robôs cirúrgicos em operação no mundo, mais de 13 milhões de cirurgias realizadas e mais de 34 mil publicações científicas relatando patologias e tratamentos cirúrgicos, com o envolvimento do sistema Da Vinci.  

“O número de procedimentos cresce ano a ano, envolvendo cada vez mais tipos de cirurgias e especialidades, ficando claro que este é o caminho da medicina: a cirurgia minimamente invasiva com robótica”, afirma Sérgio Madeira.  

O diretor técnico explica que o sistema Da Vinci é composto pela interface do cirurgião: o console com o visor e as manoplas de controle; a interface do paciente: o robô propriamente dito, com braços articulados, ótica e instrumentos similares à videocirurgia; e um conjunto completo de imagem e registro. “Um capítulo à parte são os instrumentais especialmente desenvolvidos, que permitem ângulos e movimentos sofisticados, muito além da capacidade humana de motricidade”, completa Madeira.   

O diretor da ABRAIDI lembra que o conceito desenvolvido se materializa num ecossistema, integrado e que se torna maior do que a soma das partes, envolvendo médicos, treinamento, planejamento cirúrgico, trabalho multiprofissional, serviços hospitalares, assistência técnica e suporte, tudo concorrendo em benefício do paciente.  

“Outro aspecto impactante foi a visita ao ‘chão da fábrica’ com mais de 200 pessoas de alta qualificação, produzindo em dois turnos, em torno de 250 unidades por mês, 100% destas testadas por 12 horas. Embora tenha fornecedores terceirizados, uma parte significativa dos milhares de componentes é produzida pela própria Intuitive”, relata o presidente da ABRAIDI após a visita. 

Sérgio Rocha ressalta que trata-se de uma formidável construção da inteligência do homem, onde chama a atenção a excelência e o comprometimento dos profissionais, numa perspectiva em que o negócio se mistura com humanidade, colocando o paciente no centro do processo. 

O robô cirúrgico é um dispositivo médico que chegou como conceito em 1985, a partir de projetos em ambiente acadêmico. A Intuitive, fundada em 1995, é o principal player no mundo. “A cirurgia robótica deve crescer muito nos próximos anos, deixando de ser sofisticação para assumir um papel de relevância na assistência médico-cirúrgica nacional”, prevê Madeira, que finaliza: “o bom médico será um cirurgião ainda muito melhor com o uso dos sistemas robóticos. Propelidos pela inteligência artificial, realidade virtual e demais ferramentas do universo digital, chegarão próximo… da perfeição?”

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados