A ABRAIDI esteve representada no Comex Tech Fórum 2024 realizado, em sua segunda edição, no WTC, em São Paulo, no dia 18 de setembro. A coordenadora do Grupo de Comércio Exterior da ABRAIDI, Tatiana Anders, que estava acompanhada do vice coordenador, Reniee Lopes, foi palestrante do painel que tratou do papel das associações no comércio global.
Tatiana Anders esclareceu a importância da representação associativa perante o poder público e o setor privado, defendendo pleitos que tragam melhorias necessárias ao sistema. Exemplificou conquistas, como a que ocorreu com a Anvisa que permitiu melhores prazos de importação de dispositivos médicos. “Só temos peso em reivindicações quando fazemos por meio das associações. Esse é o real sentido delas, de representar demandas coletivas”, resumiu a porta voz da ABRAIDI.
Em relação ao diálogo intersetorial, a coordenadora do Grupo de Comércio Exterior deixou claro que o nicho de atuação dos fornecedores de dispositivos médicos.. “Podemos e devemos conversar e promover interações com outras associações tendo temas que são realmente mais amplos, como o Ajuste Sinief 02/2024, onde precisamos de uma conversa franca com hospitais e convênios de saúde”, destacou Tatiana Anders. A representante da ABRAIDI interagiu no painel com o diretor Jurídico da Associação dos Despachantes Aduaneiros (ADAB), Eduardo Ribeiro, com a diretora Jurídica de Relações Institucionais da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Roberta Portella e com advogada e fundadora do Mulheres no Comex, Carolina Marchioli, que também moderou a mesa.