A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde marcou presença na cerimônia de descerramento da placa comemorativa dos 25 anos da Anvisa, em 21 de novembro, em Brasília. A ABRAIDI foi representada pelo diretor técnico, Sergio Madeira, assim como as entidades coirmãs, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS).
Na cerimônia, os diretores da Agência, Marcelo Moreira, Daniel Pereira, Romison Mota e o presidente, Antônio Barra Torres, fizeram pronunciamentos sensíveis e muito assertivos. Foi destacada a evolução da Anvisa, desde a fundação em 1999, com o crescimento expressivo da sua atuação em prol da saúde dos brasileiros e dos setores regulados, que representam 1/3 do PIB nacional.
Foram lembrados também o contínuo esforço da instituição para a digitalização e a automação de processos e, de forma intensa, a busca da recomposição do quadro de servidores. Os diretores ressaltaram ainda a necessidade de contínua interação com todos os setores envolvidos nas questões sanitárias, Ministério da Saúde, entidades representativas da sociedade e do mercado, associações de pacientes, Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselhos Profissionais (CFF, CFM, COFEN etc.), Conselhos de Secretários de Saúde (CONASS, CONASEMS). Especial referência foi feita à notável atuação da Agência durante a pandemia Covid-19, aliás unanimidade nacional.
O diretor da ABRAIDI acrescentou como importantes a implantação dos medicamentos genéricos, a estruturação dos sistemas de boas práticas de fabricação, as respectivas certificações e inúmeras outras políticas estruturantes.
“O presidente Antônio Barra Torres encerrou as falas de diretoria com um depoimento emocionante, de convicção democrática, humanista, defendendo a ciência contra o negacionismo, lamentando a polarização política, que separou famílias, amigos, parceiros”, destacou Sérgio Madeira, que complementou: “ele lembrou que os quase 700 mil mortos da crise sanitária teriam sido superados em muito se a Anvisa tivesse se pautado pelo clima das notícias falsas, das fontes de desinformação e da politização destruidora. Barra Torres considera que dos 37 anos de dedicação ao serviço público, sendo 32 como militar, o seu trabalho na ANVISA é o que lhe dá o maior orgulho!”
Barra Torres citou o grave momento atual com o aprofundamento da guerra na Ucrânia e no Oriente Médio, com grande probabilidade da instalação de um conflito mundial, incluindo uso de armas nucleares. “O atual presidente deixará a Agência em 20 de dezembro, após uma gestão histórica e repleta de significado para a Nação brasileira”, elogiou o diretor da ABRAIDI.