A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde é uma das apoiadoras do estudo “Indicadores da Percepção da Corrupção no Setor da Saúde”, lançado em 15 de abril, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. A pesquisa foi estruturada pelo Instituto Ética Saúde – IES, em parceria com o FGVethics e FGVsaúde.
O objetivo do trabalho é mapear os riscos de corrupção na saúde, avaliar a percepção sobre ilegalidades e identificar indicadores-chave de melhoria de performance em compliance. “Esse projeto não tem, de modo algum, o objetivo de ranquear setores. Nós pretendemos trazer dados que sejam úteis às associações. Os resultados vão ajudar os respectivos programas de integridade”, explicou a professora do FGVethics, Lígia Maura.
O questionário está disponível no link https://pt.surveymonkey.com/r/YL6ZMP6 e pode ser respondido por médicos, enfermeiros, pacientes, usuários finais, planos de saúde, hospitais, OSSs, fabricantes, distribuidores, agentes do setor público e privado. “Em apenas oito minutos é possível finalizar”, complementou Lígia Maura.
O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, que esteve no lançamento acompanhado do gerente executivo Davi Uemoto, destacou os 10 anos do Instituto Ética Saúde, comemorados em 2025. “É uma década de desafios, de luta e resistência. E, mesmo diante do caos que vivemos no país, nós, da saúde, não podemos, jamais, perder de vista o que é certo e o que é errado. Convido todos os associados a responderem o questionário, porque o resultado desta pesquisa vai embasar os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo IES”, convocou.
Participaram do lançamento da pesquisa do IES o Controlador Geral do Estado de São Paulo, Wagner do Rosário; o Controlador Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle; pesquisadores, gestores públicos e representantes do setor privado.


