A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde apoiou, em 19 de setembro, o evento “Panorama da Importação de Dispositivos Médicos” realizado no auditório ELS Brasil, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, que teve a abertura do diretor técnico da ABRAIDI, Sérgio Madeira.
“As apresentações foram focadas na necessidade de as empresas terem processos administrativos padronizados e controle de custos. Com destaque para os custos invisíveis que representam uma carga expressiva e podem fazer afundar uma organização despreparada”, relatou Sérgio Madeira sobre o conteúdo apesentado.
O diretor técnico da ABRAIDI contou que, especificamente para importação por terceiros, foram estabelecidos cuidados adicionais às formalidades da DDR, tais como fazer seguro da operação, contrato com as questões básicas de rastreabilidade, rotulagem, treinamento e outras previstas na BPF e detalhadas em anexos contratuais, esmiuçamento da logística pós desembarque e finalmente compromissos relacionados à carta de crédito, vinculando normas, pagamentos e controle de riscos.
As palestras foram ministradas pelo presidente e CEO da ELS Solutions, Diogo Sousa Martins; pelo especialista em Gestão Estratégica de Custos, Paulo Venancio; e pela advogada e farmacêutica, Dacylene Amorim.