Hospitalar tem estande e ciclo de palestras da ABRAIDI

Hospitalar tem estande e ciclo de palestras da ABRAIDI

Hospitalar tem estande e ciclo de palestras da ABRAIDI
  • A ABRAIDI marcou presença na 27ª edição da Hospitalar, realizada de 17 a 20 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista. A ABRAIDI promoveu um ciclo de palestras em seu estande comemorativo aos 30 anos que serão celebrados no final de 2022.

    O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, participou da cerimônia de abertura do evento, juntamente com as demais lideranças políticas e setoriais da saúde. A feira voltou a reunir anualmente cerca de 1000 marcas de mais de 30 países e recebeu 50 mil visitantes.

  • No primeiro dia, a palestra “Importação de produtos para saúde: como funciona?” foi ministrada por Fabio Veneziano da Strattner. Ele apresentou os tópicos do dia a dia de um processo de importação e explicou que 90% dos produtos precisam passar pela fiscalização aduaneira. Veneziano detalhou os conceitos relacionados ao tema, como despacho aduaneiro ou nacionalização, siscomex/duimp, radar, intervenientes, anuentes, agente de cargas ou operador logístico, licença de importação e LPCO, pagamento, NCM, entre tantos outros. E ainda orientou sobre as regras e códigos que padronizam direitos e obrigações de importações e exportações em uma negociação publicadas pela ICC. O executivo da Strattner apresentou as despesas que são de responsabilidade do importador e comentou sobre os crimes de contrabando e códigos penais que incidem sobre eles.

    “Questões tributárias atuais do mercado de dispositivos médicos” foi a temática do segundo dia do ciclo de palestras da ABRAIDI. A consultora jurídica da Associação, Hella Gottschefsky, abordou as oportunidades tributárias para o setor. “Estamos saindo do período de pandemia e algumas possibilidades interessantes surgiram”, afirmou a especialista. Hella Gottschefsky tratou na palestra sobre a adoção de regime tributário: lucro real ou presumido; a revisão das despesas dedutíveis de PIS e de Cofins; a transação tributária com a RFB/PGFN; entre outros.

    No terceiro dia, as “Boas práticas de gestão e controle de estoque” foi o tema abordado por Sergio Guerino Mancini da Viman Sistemas que abordou as questões relevantes para se ter uma eficácia na gestão de estoque. Ele argumentou que, com a taxa Selic em 12,75%, ocorre uma redução mensal de 1,05% no preço de vendas. “O distribuidor está perdendo 5% do valor de venda de seus produtos a cada mês que eles não têm saída”, exemplificou.

    “Boas práticas de fabricação, distribuição, armazenagem e importação de produtos médicos: Quais são as novidades da RDC 665/2022?” foi o assunto da conferência de encerramento das apresentações promovidas no estande da ABRAIDI ministrada por Emilene Bertoldo da Intuitive.

    “O nosso estande esteve muito movimentado nos quatro dias de evento com a visita de associados e dezenas de empresas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a ABRAIDI”, resumiu o diretor executivo Bruno Bezerra sobre a participação na Hospitalar.

Fonte: Assessoria de Imprensa DocPress

Galeria de Fotos
Voltar