Webinar sobre comércio exterior é promovido pela ABRAIDI em parceria com o Sindasp.

A ABRAIDI realizou, em 8 de julho, um webinar sobre o panorama das novas exigências do comércio exterior e o impacto no setor de dispositivos médicos. O evento foi promovido em parceria com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – Sindasp.

O gerente-executivo Davi Uemoto abriu o webinar com a presença do diretor técnico Sérgio Madeira e do presidente Sérgio Rocha, além de dezenas de representantes de empresas associadas. Uemoto apresentou os três palestrantes: Elson Isayama, presidente do Sindasp, e Angelica Marques e Yuri da Cunha Ferreira, coordenadores da EduComex. Ele destacou a importância de Angelica Marques e Sérgio Madeira no desenvolvimento do arcabouço regulatório nacional. “Eles revolucionaram a área de dispositivos médicos”, resumiu.

Uemoto também mencionou a recente parceria firmada entre a ABRAIDI e o Sindasp, durante a Hospitalar voltada à capacitação em comércio exterior, com o objetivo de apoiar as empresas associadas na superação dos desafios internacionais, por meio do programa EduComex.

Sérgio Madeira agradeceu aos executivos do Sindasp pela parceria constante com a ABRAIDI e ressaltou que a entidade vem fortalecendo o Grupo de Comércio Exterior com o apoio incondicional do Sindicato, que está sempre disponível para esclarecer dúvidas do dia a dia.

O presidente do Sindasp, Elson Isayama, iniciou a sessão de palestras abordando os detalhes do Novo Processo de Importação (NPI). “O importante é que o fluxo de comércio cresça no país. Para isso, buscamos contribuir para o aprimoramento desse crescimento”, afirmou. E completou: “Somos a 10ª economia global e precisamos nos aperfeiçoar para realizar importações de forma correta, enfrentando as dificuldades existentes e mitigando riscos”.

Elson Isayama explicou que o novo processo de importação envolve o mapeamento e a análise dos processos vigentes, com aplicação de metodologias ágeis e mudança cultural, além da elaboração e validação de propostas para os novos fluxos, cuja implementação ocorre de forma gradual. “Precisamos ler atentamente os manuais aduaneiros para compreender os critérios da Anvisa, atuar de forma mais eficaz e, quando necessário, questionar medidas que não sejam adequadas ou bem formuladas, solicitando aperfeiçoamentos. Temos canalizado essas demandas junto à Agência, que tem se mostrado bastante receptiva”, acrescentou.

Por fim, Elson Isayama apresentou os benefícios do novo processo, como: paralelismo das etapas, registro antecipado, uso do catálogo de produtos, licença para múltiplas operações, utilização da DUIMP (Declaração Única de Importação – documento eletrônico utilizado nas operações de importação), integração dos dados da carga à DUIMP, pagamento centralizado, desbloqueio automático de créditos tributários e a janela única de inspeção de mercadorias. O presidente do Sindasp também destacou as características do Portal Único do NPI, que proporcionam redução de prazos e custos, além de mais transparência, previsibilidade e maior competitividade internacional. “Isso é muito positivo para o Brasil”, comentou.

A coordenadora da plataforma EduComex, Angelica Marques, detalhou o contexto da parceria com a ABRAIDI e os benefícios para as empresas associadas.  “É importante promover conformidade nos processos com conhecimento técnico”, resumiu Angelica Marques. Já o coordenador executivo, Yuri da Cunha Ferreira, apresentou a interface da plataforma e EduComex e resumiu: “ela é muito simples e intuitiva”.

Após as apresentações, Elson Isayama, Yuri da Cunha Ferreira e Angelica Marques esclareceram dúvidas dos participantes.

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados

Logotipo LGPD
Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.