5º Seminário Internacional de Dispositivos Médicos Anvisa/Abraidi será realizado em São Paulo.

O evento fortalece o diálogo entre reguladores, indústria e especialistas nacionais e internacionais em relação às inovações globais que chegam ao mercado brasileiro, como a inteligência artificial, robótica, entre outras tecnologias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde (ABRAIDI) realizam, nos dias 27 e 28 de agosto, o 5º Seminário Internacional de Dispositivos Médicos, no auditório do Instituto de Radiologia da USP, em São Paulo. O evento será aberto pelo presidente da Associação, Sérgio Rocha, pelo diretor técnico, Sérgio Madeira, e pela gerente da Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde (GGTPS) da Anvisa, Karen Noffs e será híbrido (presencial e online) com tradução simultânea em inglês e espanhol para uma audiência no Brasil, mas também em países da América Latina.

“O Seminário Internacional desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento e a regulação do setor de dispositivos médicos no Brasil. O evento fortalece o diálogo entre reguladores, indústria e especialistas nacionais e internacionais, promovendo a atualização técnica dos profissionais da Anvisa em relação às inovações globais que chegam ao mercado brasileiro”, explica o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha. “A troca de conhecimento é fundamental para garantir que os processos de registro e avaliação estejam alinhados às melhores práticas internacionais, assegurando segurança, eficácia e agilidade na liberação de novas tecnologias para uso no sistema de saúde brasileiro”, complementa o diretor técnico e idealizador do seminário, Sérgio Madeira.

O evento será palco de debates sobre a participação da indústria no contexto do Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos (IMDRF, sigla em inglês para International Medical Device Regulators Forum), do qual a Anvisa faz parte juntamente com o FDA dos Estados Unidos, a EMA da Comunidade Europeia, a Health Canada, entre outras agências reguladoras, com o objetivo de harmonizar e fortalecer a regulação global de dispositivos médicos.

O V Seminário Internacional também abordará temas como saúde pública e inclusão de tecnologias; atualização sobre o reliance no Brasil — referente às práticas regulatórias reconhecidas internacionalmente, nas quais a Anvisa avalia e dá peso significativo a registros ou avaliações emitidas por autoridades regulatórias estrangeiras consideradas equivalentes (AREEs); inovação em revestimentos para implantes ortopédicos, com a participação de um conferencista da Alemanha; materiais com efeito de memória em dispositivos médicos, com palestrante dos EUA; além dos estudos de viabilidade inicial e desenvolvimento de dispositivos inovadores. No segundo dia de debates, serão discutidas temáticas relacionadas à inteligência artificial (IA), como o uso da IA no suporte cirúrgico à cirurgia robótica; a aplicação da IA na integração de sistemas complexos, incluindo também a robótica; e o uso de evidências do mundo real no desenvolvimento de projetos, com palestrante dos EUA. Ainda durante o evento, serão debatidos os conceitos, desafios regulatórios, tecnologias e aspectos de segurança na impressão 3D de dispositivos médicos personalizados, com debatedores da Itália e de um cientista da agência norte americana FDA; além da estabilidade, armazenamento e validade de dispositivos médicos (DM); e dos dispositivos implantáveis com micromotores (mecatrônica), com conferencistas da Itália.

Saiba mais e inscreva-se: https://abraidi.com.br/5o-seminario-internacional-de-dispositivos-medicos-2025/

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados

Logotipo LGPD
Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.