Uma reunião da sede da Zeiki Medical, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ, em 20 de março, com o presidente da ABRAIDI e o gerente executivo teve como pauta o aumento do ICMS no estado, conforme a Lei 10.253/2023, que entrou em vigor no mesmo dia do encontro. Os produtos para saúde, que não estão amparados pelos Convênios ICMS 01/99 e 126/10, sofreram aumento de alíquota, o que poderá impactar os preços dos produtos.
A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde foi recepcionada pela diretora Comercial, Márcia Seixas; o diretor de Marketing, Marcus Pierucci; a gerente de Relacionamento, Cléia Maynart; a gerente Comercial, Helen Rocha; e a gerente de Produtos, Gabriela Ramalho. “A equipe multidisciplinar apontou os desafios e as perspectivas das respectivas áreas e ainda esclareceu sobre o ambiente de negócios e a dinâmica de mercado local”, informou o gerente executivo da ABRAIDI, Davi Uemoto, após o encontro.
O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, ressaltou que tomar ciência da realidade das associadas em cada estado e região é uma experiência extremamente enriquecedora. “Além de conhecermos as instalações das empresas e nos orgulharmos do relevante serviço prestado por elas, também temos a oportunidade de ouvir e entender as características de cada uma”. Sérgio Rocha destacou as medidas adotadas pela Associação com vistas a mitigar os problemas das distorções e disfunções de mercado que impactam o distribuidor, como a retenção de faturamento. “Tratamos ainda sobre os novos modelos de remuneração, questões éticas e educacionais da área”, completou o presidente.
A Zeiki Medical tem sua atividade voltada para importação e distribuição de produtos médico-hospitalares. Atua como representante de importantes fabricantes nacionais e internacionais há mais de duas décadas no mercado de dispositivos médicos, provendo soluções de neurocirurgia, coluna, biomateriais, tratamentos de dor, além de equipamentos e instrumentais.