Os diretores executivo e técnico da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), Davi Uemoto e Sérgio Madeira, receberam, em 23 de abril, dirigentes da Fundação AO (https://www.aofoundation.org/), organização sem fins lucrativos sediada em Davos, na Suíça, voltada à educação, pesquisa e desenvolvimento no tratamento de traumas e distúrbios musculoesqueléticos.
Dieter Burk, CFO da AO, que estava acompanhado da head de Logística, Mariana Azevedo, e do advogado Marcus Vinícius Toscano, afirmou que a Fundação opera um ecossistema robusto de governança, pesquisa e desenvolvimento que define os padrões de cuidado cirúrgico em mais de 100 países. “Conversamos sobre a integração entre a pesquisa científica de ponta e a educação profissional e como elas podem acelerar a adoção de novas tecnologias no campo da saúde”, resumiu Davi Uemoto.
Os executivos da AO também explicaram a relação entre a pesquisa laboratorial e a prática clínica, que é um dos pilares da Fundação. “O AO Research Institute (ARI) concentra o desenvolvimento de novas tecnologias, com foco em áreas como biologia óssea, mecânica de implantes e aplicação de soluções digitais na cirurgia”, detalharam. Segundo eles, o ciclo de inovação da organização é caracterizado pela retroalimentação: “as dificuldades observadas em ambiente cirúrgico são transpostas para a pesquisa básica, resultando em avanços que posteriormente são incorporados aos programas educacionais. Esse processo visa garantir que a adoção de novas tecnologias ocorra de forma segura e fundamentada”.
Os dirigentes da AO confirmaram a participação da Fundação no 1º Congresso Brasileiro de Tecnologia Médica (TECMED), realizado pela ABRAIDI em 5 e 6 de agosto. “A presença da AO reforça a importância do capital intelectual na cadeia de valor da saúde, demonstrando que a evolução do setor depende também do fomento à educação profissional e do intercâmbio de conhecimentos técnicos”, finalizou Sérgio Madeira.









