O diretor técnico da ABRAIDI, Sérgio Madeira, participou de uma palestra online, em 16 de novembro, na Graduação em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas sobre a cadeia de valor em saúde. Madeira explicou todo o conjunto de atividades que formam o complexo setor de saúde no Brasil, a atuação dos órgãos reguladores e o segmento de distribuição de produtos e serviços. O diretor informou sobre os gastos setoriais que, em 2019, representaram 9,06 do PIB, e como é divido entre os sistemas público e privado.
Sérgio Madeira apresentou dados da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde, mostrando o tamanho e a representatividade da entidade com presença no Brasil inteiro. Contextualizou a criação do Instituto Ética Saúde, em 2015, e revelou dados econômicos do setor ao longo de anos, com números de exportações e importações. O diretor técnico da ABRAIDI mostrou os índices das distorções, tão conhecidos pelos associados, como as retenções de faturamento, glosas e inadimplência e o quanto esses problemas representam no custo operacional – estimado em 50%.
O diretor destinou um espaço ainda ao compliance, que já é uma realidade entre as empresas associadas com alto índice de programas implantados com códigos de ética e conduta. Por fim, exibiu dados sobre as perspectivas de retomada do setor, pós-pandemia e as ações da ABRAIDI deflagradas e/ou em curso nos últimos meses.