O gerente executivo da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde, Davi Uemoto, participou, na última terça-feira (21/10), em Brasília, de um jantar promovido pelo Instituto Coalizão Saúde, como parte das atividades do Fórum Político Permanente da Saúde, que foi criado no fim de 2022. O Fórum é um espaço de diálogo estruturado, onde especialistas, autoridades, representantes do setor e da sociedade se reúnem para debater temas relevantes, propor soluções e trocar experiências para a melhoria da saúde no país.
O encontro reuniu autoridades e representantes das principais entidades da cadeia de valor da saúde como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a secretária de Saúde Digital, Ana Estela Haddad, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Fernanda De Negri, o senador Eduardo Gomes do PL/TO, a deputada federal Adriana Ventura do Novo/SP e o deputado federal Ismael Alexandrino do PSD/GO, entre outras lideranças públicas e do setor privado.
Durante o jantar, foram discutidos os desafios da interoperabilidade na saúde, com destaque para a implantação do prontuário eletrônico unificado, além dos avanços e próximos passos da nova Lei de Pesquisa Clínica no Brasil, recentemente sancionada.
Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação entre o Instituto Ética Saúde e o ICOS, que reforça o compromisso das entidades com a ética, a transparência e a governança no ecossistema da saúde.
Segundo Davi Uemoto, “o encontro foi uma oportunidade, mais uma vez, para aproximar o setor produtivo das instâncias governamentais e discutir pautas essenciais para a eficiência e a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro”.

















