A legislação para o uso da Inteligência Artificial (IA) na Saúde foi debatida no 2º Fórum de Integridade na Saúde, promovido pelo Instituto Ética Saúde, durante a ExpoCompliance 2025, em São Paulo, no dia 27 de agosto. A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde destacou a importância de proteger a confiabilidade das informações. Participaram entidades do Conselho Consultivo do IES, representantes do Conass, do Ministério da Saúde e conselhos profissionais de Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Psicologia, entre outros técnicos.
Para o presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, “é fundamental que as informações usadas em saúde, especialmente imagens e dados de hospitais e bancos especializados, sejam confiáveis e verificadas. A segurança deve ser prioridade absoluta para evitar problemas já observados no setor de saúde”. O dirigente também alertou para os riscos da população acessar informações sem base científica. “A pandemia mostrou como práticas de segurança e confiabilidade são cruciais”, lembrou.
O debate reuniu ainda representantes da ABIIS, ONA, Abimed, Abramed, Ibross e Interfarma. As sugestões serão consolidadas em um documento oficial da Comissão Temática de Inteligência Artificial na Saúde da Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS), coordenada pelo IES, e apresentadas aos parlamentares como contribuições ao PL 2338/2023, em tramitação na Câmara dos Deputados, enfatizando a importância da harmonização com padrões internacionais.










