O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – no dia a dia das empresas foi abordado em grupo de trabalho da ABRAIDI com a presença de cerca de 90 executivos de 40 associadas. O evento, realizado em 4 de agosto, tratou do contexto da nova legislação, os riscos, problemas e impactos, além das ações que a Associação tem promovido sobre o tema.
A ABRAIDI tem estruturado um plano de ação para amplificar os debates sobre o assunto com base em dois eixos fundamentais: conscientização das empresas associadas por meio da realização de eventos e atuação institucional junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, outros órgãos reguladores e associações.
O consultor da ABRAIDI, Giovani Saavedra, fez uma apresentação baseada nos seguintes tópicos: a emissão de nota fiscal, as sanções em agosto e os problemas relacionados aos setores de TI das empresas. O advogado enfatizou a importância dos distribuidores se atentarem a conceitos básicos da LGPD, recomendou o acesso ao site da ANPD com informações úteis, entre elas vários e-books: https://www.gov.br/anpd/pt-br/documentos-e-publicacoes.
Depois da apresentação, os associados fizeram uma série de questionamentos que foram esclarecidos por Giovani Saavedra. Pela ABRADI participaram da reunião o presidente Sérgio Rocha e os executivos Bruno Bezerra, Davi Uemoto e Lucas Macedo.