Anvisa e ABRAIDI promovem seminário internacional de dispositivos médicos para debater os desafios da regulação diante de novas tecnologias.
Em um mundo de constante transformação, o diálogo contínuo é o caminho para agilizar a incorporação de avanços da indústria em saúde, com segurança.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde (ABRAIDI) realizaram, nos dias 27 e 28 de agosto, o V Seminário Internacional de Dispositivos Médicos, no auditório do Instituto de Radiologia da USP, em São Paulo. A abertura foi conduzida pelo presidente da Associação, Sérgio Rocha, que destacou a relevância do evento ao abordar os temas de fronteiras do conhecimento em nível mundial, proporcionando aos participantes, reguladores e regulados, uma melhor compreensão dos desafios que se apresentam.
O seminário ocorreu em formato híbrido (presencial e online), com tradução simultânea para inglês e espanhol, alcançando audiência no Brasil e em diversos países da América Latina. A iniciativa contou com o patrocínio das empresas Boston Scientific, Braile, Intuitive, Link, Medtronic, Orthofix, P&F, Stryker e VIMAN Sistemas.
A gerente geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde (GGTPS) da Anvisa, Karen Noffs, ressaltou que o papel da Agência é garantir que a sociedade tenha produtos seguros e eficazes, a partir da análise dos documentos e informações fornecidos pela indústria, que é quem tem o domínio das tecnologias médicas e sua evolução, tornando a comunicação e a contínua troca indispensáveis para os objetivos comuns.
O diretor técnico da ABRAIDI, Sérgio Madeira, complementou, afirmando que a 5ª edição do Seminário integra esse processo contínuo de cooperação com a Anvisa. “Mais cedo ou mais tarde, todos nós seremos usuários de dispositivos médicos. Aqui, trabalhamos para ampliar a acessibilidade a esses produtos, reduzir as desigualdades entre os sistemas público e privado, encurtar prazos de aprovação e enfrentar o tão propagado “custo Brasil.”
(Inglês e Espanhol)
• Reliance no Brasil.
• Perspectivas de reconhecimento mútuo por agências estrangeiras.
• Uso de Inteligência Artificial na elaboração de dossiês de registro de DM.
• Dispositivos médicos com micromotores (mecatrônica).
• Dispositivos médicos implantáveis com fármacos.
• Tecnologia e inovação em revestimento de implantes ortopédicos.
• Uso de evidências de mundo real no desenvolvimento de projetos.
• Uso de Inteligência Artificial na integração de sistemas complexos.
• Materiais com efeito de memória em dispositivos médicos.
• E muito mais…
(Sujeito a alteração)
Recepção e credenciamento
Abertura
Painel 01 – A participação da indústria no contexto da regulação: IMDRF, MDSAP e ANVISA
Painel 02 – Saúde pública e inclusão de tecnologia: Vídeo cirurgia.
Painel 03 – Atualização sobre o reliance no Brasil.
Almoço
Painel 04 – Tecnologia e inovação em revestimento de implantes ortopédicos.
Painel 05 – Materiais com efeito de memória em dispositivos médicos.
Intervalo
Painel 06 – Estudos de viabilidade inicial e desenvolvimento de dispositivos inovadores.
Encerramento do 1º dia
(Sujeito a alteração)
Recepção e coffee
Painel 01 – Manufatura aditiva e DM personalizados: Conceitos, desafios regulatórios, tecnologias e segurança.
Painel 02 – Estabilidade, armazenamento, validade para DM.
Painel 03 – Dispositivos implantáveis com micromotores (mecatrônica).
Almoço
Painel 04 – IA no suporte cirúrgico de cirurgia robótica: Perspectiva do usuário.
Painel 05 – Uso de IA na integração de sistemas complexos incluindo robótica INTUITIVE / EUA.
Intervalo
Painel 06 – Uso de evidências do mundo real no desenvolvimento de projetos.
Conclusões, agradecimentos e encerramento
Engenheiro mecânico (UnB), mestre em Engenharia e Ciência de Materiais (UFCG) e especialista em Vigilância Sanitária (Fiocruz). Há 20 anos na Anvisa, na Gerência de Tecnologia em Equipamentos Médicos; gerente desde 2014, avaliando e regulando equipamentos e softwares médicos.
Gerente Médico de Cirurgia no Einstein, professor e consultor em Cirurgia Robótica. Cirurgião especializado em Coloproctologia, MBA em Administração Hospitalar (FGV/USP), com formações em inovação, design thinking, empreendedorismo em saúde e certificação Scrum.
Farmacêutica com 15 anos de experiência em Assuntos Regulatórios e Qualidade no setor de saúde. Formada pela UnB, com curso na Université Paris VII e especialização regulatória. Domina legislação da Anvisa, auditora em ISO 13485, consultora Anvisa/OPAS, fluente em três idiomas, Gerente Sênior na LINK.
Dan Stephens, doutor em fisiologia cardiovascular, possui 24 anos na indústria de dispositivos médicos implantáveis. Na Boston Scientific, atua em advocacy global, com foco em RWE, ciência do paciente e políticas para ensaios clínicos.
Fotini Santos Toscas é especialista em Engenharia Clínica e doutoranda em Radiologia (FMUSP). Coordena o NAPATS/Instituto de Saúde-SP, integra CONITEC e câmaras do MS/ANVISA, pesquisa no LEPIC/HCFMUSP e leciona ATS e Inovação Tecnológica na pós em Saúde Coletiva (SES/SP).
Iran Cartaxo, engenheiro mecânico e mestre pela FIOCRUZ, atua há 25 anos em saúde e 12 em regulação. Especialista da ANVISA, liderou o processo da RDC 657/2022 sobre software como dispositivo médico.
Guilherme Agreli é CTO da P&F Products & Features GmbH, onde lidera projetos de inovação em dispositivos médicos minimamente invasivos. Com quase 20 anos de experiência, conecta engenharia, ciência e clínica, sendo coautor de publicações científicas e coinventor de diversas patentes internacionais.
Helmut D. Link, nascido em 1945, é proprietário e CEO da Waldemar Link GmbH & Co. KG. Desde os anos 1960, liderou desenvolvimentos pioneiros de próteses articulares e instrumentos cirúrgicos, com cerca de 500 patentes. Hoje foca em implantes personalizados, osteointegração e manufatura aditiva EBM.
Hwa Lee é Conselheiro Geral Associado de PI na Intuitive Surgical. PhD em Engenharia Biomédica, pesquisou eletrofisiologia no NIH, tem JD e 16 anos em PI. Hoje lidera estratégias de PI digitais com foco em IA para a empresa.
Karen de Aquino Noffs é engenheira química (Mackenzie) e servidora da ANVISA desde 2001 (efetivada em 2005). Atuou em inspeção, bioequivalência, planejamento (GESPÚBLICA), registro, PAF, presidência e gestão de qualidade/risco. Hoje é assessora e inspetora na GGIFS.
Enfermeira Pós-graduada pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Coordenadora do Programa de Cirurgia Robótica da Rede Cirúrgica Einstein
Especialista em Mecatrônica Robótica e Engenharia de Controle e Automação, atua em dispositivos médicos desde 2007. É Gerente de Produtos na Orthofix, liderando treinamentos técnicos, colaborando com centros de referência e hospitais de ponta, e coordenando o posicionamento estratégico dos produtos no mercado brasileiro.
Patrícia Francisco Branco é farmacêutica (UFRJ), com especializações em Vigilância Sanitária (UnB/FIOCRUZ) e mestrado em Farmacologia Clínica (UFC). Atuou na indústria (1995–1998) e, desde 1998, na Anvisa, em registro, inspeções e GGTAB; atua no Porto do Rio e na CSGQA/GADIP.
PhD na UFRGS, com graduação em Engenharia de Materiais e Especialista na execução de ensaios de desgaste em próteses ortopédicas e coordena o sistema de gestão da qualidade de laboratório. Atua como perito brasileiro nos comitês normativos de implantes ortopédicos nas entidades ISO, ASTM e ABNT, e está iniciando atividades na área de manufatura aditiva.
Engenheiro eletricista com especialização em didática do ensino superior e MBA em projetos, atua há 22 anos na Braile. Iniciou no desenvolvimento de equipamentos eletromédicos, liderou migração da ISO 9000 para ISO 13485 e expansão europeia (MDD/MDR). Desde 2015, gerencia Assuntos Regulatórios, Qualidade e Compliance.
Formado em Administração de Empresas e Ciência da Educação, é professor de estatística e pós-graduado em Administração Hospitalar, atua na área da saúde há 43 anos.
É Presidente do Conselho de Administração da ABRAIDI desde 2017 e também é membro do Conselho da ABIIS.
Engenheiro Principal de P&D na Stryker Neurovascular, especialista em desenvolvimento de materiais em Nitinol, com mais de 12 anos de experiência. Liderou qualificação de materiais, processos e análise de falhas para lançamentos como Synchro Select e cateter Broadway. Fundador da iniciativa MetalX, é doutor em Engenharia de Materiais pela OSU.
Thiago Rezende Pereira Cunha é farmacêutico-bioquímico (UFOP), mestre em Engenharia de Materiais (UFCG) e especialista da Anvisa desde 2007; desde 2024 é Gerente de Inspeção e Fiscalização de Dispositivos Médicos.
5ª edição do Seminário Internacional de Dispositivos Médicos © 2025 | Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Alpha DC
Preencha o formulário de interesse abaixo e participe.
Atenção: Para participação presencial será necessário concluir seu cadastro de acesso ao InRad, que será enviado diretamente em seu e-mail cadastrado nos próximos dias.
Seu CPF é solicitado no formulário abaixo, pois é uma informação requerida para acesso ao InRad.