A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde é uma das patrocinadoras da pesquisa “Índice de Percepção da Corrupção no Setor da Saúde”, que o Instituto Ética Saúde acaba de anunciar. O trabalho terá os primeiros resultados divulgados no segundo semestre e é coordenado pelo Centro de Estudos em Ética, Transparência, Integridade e Compliance (FGVethics), da Fundação Getúlio Vargas.
“A ABRAIDI milita essa causa há bastante tempo, foi uma das criadoras do IES e é muito importante ver essa concretização. O projeto vai trazer dados para que possamos tomar medidas assertivas em um ambiente de negócios cada vez mais transparente”, afirmou o gerente executivo, Davi Uemoto, na cerimônia de lançamento, no dia 18 de janeiro, em São Paulo.
O estudo vai mapear riscos de corrupção na saúde, avaliar a percepção sobre ilegalidades e identificar indicadores-chave de melhoria de performance em compliance. Serão ouvidos médicos, pacientes, planos de saúde, prestadores de serviços, fabricantes, distribuidores, entre outros.
“Mensurar a percepção de corrupção tem o poder de causar a sensibilização. Como será um mapeamento anual, a partir dos resultados, o setor como um todo vai ter que assumir o compromisso de mudanças nas práticas”, finalizou o presidente do Conselho de Administração do IES, Eduardo Winston Silva.