Entidades se reúnem com governo do DF para tratar da internalização do Convênio ICMS.

Representantes da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI, da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – ABIMO e da Aliança Brasileira da Industria Inovadora em Saúde – ABIIS estiveram nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, em Brasília, sendo recebidos pelo secretário-executivo, Anderson Borges, que estava acompanhado de técnicos da pasta.

O gerente executivo da ABRAIDI, Davi Uemoto, contou que na reunião foi abordada a importância da renovação e da internalização do Convênio ICMS 01/99. O acordo foi prorrogado, no final do ano passado, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz até 31 de julho de 2025, mas ainda precisa ser internalizado pelo governo distrital, assim como já foi feito na maioria dos estados. “Demonstramos que os produtos contemplados na lista do Convênio são amplamente utilizados na saúde pública”, explicou Uemoto.

O secretário Anderson Borges entendeu o pleito e detalhou sobre o rito burocrático no  Distrito Federal para que a prorrogação nacional seja validada em Brasília. “Além da apreciação pela Secretaria de Fazenda, o tema precisa ser encaminhado pelo governador Ibaneis Rocha à presidência da Câmara Distrital, a quem cabe promulgar o decreto legislativo”, resumiu o secretário-executivo.

Davi Uemoto e os demais representantes das entidades coirmãs comentaram a importância da celeridade do processo, tendo em vista a insegurança jurídica que a lacuna normativa já está gerando.

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados

Logotipo LGPD
Visão geral

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Leia mais sobre nossa política de privacidade e termos de uso.