O Procurador da República, Deltan Dallagnol, proferiu a palestra “a Ética e a luta contra a corrupção” no encerramento do 1° Workshop Compliance para Distribuidores promovido, nesta quinta-feira, 8 de novembro, pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI – e a Advanced Medical Technology Association – Advamed. O evento foi no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo/SP.
O Procurador ganhou notoriedade por integrar e coordenar a força-tarefa da Operação Lava-Jato que investiga os crimes de corrupção na Petrobrás e em outras estatais. Deltan Dallagnol fez um breve relato da operação e afirmou: “o que nos motiva não é colocar gente na cadeia, mas lutar para diminuir a aflição dos mais carentes em filas de hospitais e na busca por justiça social. Eu não me iludo, aceitar o desafio não é resolver a corrupção no Brasil, mas não exime da responsabilidade e o dever cívico de fazer a minha parte”.
O Procurador frisou que a equipe da Lava-Jato enfrenta pessoas poderosas que dominam máquinas de comunicação em seus estados. “Por isso adotamos política de transparência, concedendo entrevistas coletivas para romper a impunidade, tendo apoio da sociedade. Mas precisamos de reformas para mudar o sistema. Não adianta somente tirar a maçã pobre do cesto”, completou.
Deltan Dallagnol pediu engajamento de todos os presentes as 70 medidas anticorrupção elaboradas pela Transparência Internacional e Fundação Getúlio Vargas e indicou um site para que as pessoas manifestassem o seu apoio: www.unidoscontraacorrupcao.org.br
“Vivemos um momento que exige mais esforço cívico de nós, um período de transformação. Daqui iremos piorar ou melhorar. Vocês têm o papel de influenciar em suas organizações, entre os seus pares, amigos e familiares nos dilemas éticos”, finalizou Deltan Dallagnol.