A ABRAIDI promoveu, em 5 de setembro, a aula inicial do Curso de Agentes Comerciais em Dispositivos Médicos, que foi ministrada pelo presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, docente da disciplina “Dinâmica de mercado do setor de dispositivos médicos”.
Ele abordou a saúde do Brasil em números destacando a pujança do mercado nacional que representa 9,1% do PIB com mais de 7 mil hospitais, 21.500 laboratórios, quase 25% sendo atendida pelo sistema privado e uma expectativa de vida superior aos 76 anos, entre tantos números setoriais.
Sérgio Rocha lembrou que o país é o oitavo mercado mundial em saúde, tendo a quarta população de médicos no mundo e a primeira de dentistas. Além de empregar 4,8 milhões de pessoas, 8,5% das startups brasileiras estão na área da saúde. O presidente da ABRAIDI ressaltou as disparidades do segmento.
“Podemos destacar uma atenção primária precária, uma tabela de preços defasada que prejudica a todos, mas principalmente aos pacientes que acabam não tendo acesso à saúde completa, má aplicação dos recursos, investimentos limitados por 20 anos, acesso restrito a novas tecnologias e um sistema centralizado nas grandes cidades”, resumiu Rocha.
“Ficamos surpresos positivamente com a adesão ao curso. A nossa expectativa inicial era fechar a turma com 20 alunos e chegamos a 28 nomes. Essa superação demonstra a importância do tema, a robustez do conteúdo programático e a qualidade do corpo docente”, disse o gerente executivo da ABRAIDI e coordenador da Academia, Davi Uemoto.