Como parte das atividades do Conexão ABRAIDI, o gerente de Conteúdo e Compliance, Davi Uemoto, e o analista de Relações Governamentais e Institucionais, Heitor Lopes, foram recebidos, em 6 de junho, no escritório comercial da embaixada na Malásia, em São Paulo/SP. Participaram da reunião o cônsul, Haikal Hanib, e o assessor econômico e comercial, Kossi Telou.
Os representantes do governo malaio explicaram um pouco sobre as relações comerciais do país, pontuaram os principais mercados dentro do Brasil, na visão deles, e falaram sobre a Matrade, agência governamental que se dedica a promover o comércio internacional e as atividades de exportação. “A Matrade tem algumas ações semelhantes às da APEX, aqui no Brasil, e ainda organiza missões comerciais, programas de capacitação e suporte às empresas, buscando impulsionar o crescimento econômico e fortalecer as relações comerciais da Malásia no cenário global”, explicou Heitor Lopes.
A Malásia é um importante player econômico do Sudeste Asiático, sendo considerada um centro logístico na região. “Hoje existe uma cooperação entre a cidade de São Paulo e a capital Kuala Lumpur, que recebeu o nome de Twin City Program e reúne planos para conectar comercialmente as duas metrópoles”, contou Davi Uemoto.
No encontro, os representantes da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde, falaram sobre business matchmaking (objetivo de conectar empresas ou empreendedores que têm interesses complementares ou oportunidades de negócios mutuamente benéficas), oportunidades e um plano de trabalho para ampliar as relações comerciais entre as nações. “Os passos para esse programa seriam: promover webinars com informações sobre Brasil e Malásia e o setor de saúde de ambos, além de realizar encontros de negócios de acordo com os setores de interesses”, completou o gerente de Conteúdo e Compliance da ABRAIDI.