Academia ABRAIDI encerra mais dois módulos

A ABRAIDI finalizou, em abril, mais dois módulos sobre do curso de capacitação em fornecimento de produtos para saúde. As atividades da Academia ABRAIDI tiveram início em 8 de março com a formação da primeira turma com 20 alunos. A segunda turma está programada para julho e já está com inscrições abertas. Mais informações: academia@abraidi.com.br. “O curso tem demonstrado a importância de as empresas profissionalizarem a sua gestão. Neste mercado altamente competitivo, é preciso ter uma visão financeira clara de curto, médio e longo prazo a fim de tomar decisões administrativas assertivas e mitigar riscos que afetam a sustentabilidade do negócio”, contextualizou o coordenador da Academia ABRAIDI, Davi Uemoto. “O módulo sobre a temática de finanças abordou a questão de ciclos de pagamentos da empresa (econômico, financeiro e operacional), cujo desalinhamento pode afetar a saúde financeira”, completou Uemoto.

O módulo sobre gestão financeira tratou de governança, do papel de cada área e modelos de estruturação do departamento financeiro, gestão do fluxo de caixa (entradas e saídas de caixa), importância de uma boa organização financeira, preparo para agir e com informações suficientes para tomar decisões e a janela de tempo para contornar os problemas. O conteúdo programático ainda abordou a distinção dos fluxos de caixa direto e indireto e entre fluxo operacional e fluxo financeiro. E ainda apresentou análises dos principais indicadores financeiros: liquidez corrente e geral, lucratividade, rentabilidade, margem bruta e líquida, retorno sobre investimento, sobre patrimônio e sobre o capital investido e EBITDA. “Por fim, foram apresentadas noções de formação de preços e capital de giro com base nas principais metodologias”, completou o coordenador da Academia ABRAIDI.

  • “No outro módulo, os participantes conheceram mais a fundo o complexo processo de importação de produtos para saúde. A partir de uma abordagem multidisciplinar e sistêmica, as professoras Leda Longhi, Susie Gonçalves e Tatiana Anders apresentaram toda documentação necessária, o passo a passo das etapas de anuência para importação, bem como o papel da Anvisa e da Receita Federal e os regulamentos técnicos que normatizam o assunto”, contou o coordenador da Academia ABRAIDI.

    O conteúdo programático também contemplou os trâmites de compra internacional, logística internacional, contratação de frete e escolha do modal de acordo com a característica do produto, regime de tributação e boas práticas de transporte de entrada. Davi Uemoto explicou que para auxiliar na fixação do conteúdo, as professoras criaram um macrofluxo, que permitiu que os alunos conhecessem as interfaces entre as áreas da empresa no processo, desde o momento de escolha do fornecedor internacional até a disponibilização do produto em território nacional.

  • Continue lendo

    Acesse a
    área exclusiva
    para associados