Academia ABRAIDI encerra mais um módulo de curso de capacitação

A ABRAIDI finalizou, na última semana de abril, o módulo sobre gestão financeira do curso de capacitação em fornecimento de produtos para saúde. As atividades da Academia ABRAIDI tiveram início em 8 de março com a formação da primeira turma com 20 alunos. A segunda turma está programada para julho e já está com inscrições abertas. Mais informações: academia@abraidi.com.br. 

  • “O curso tem demonstrado a importância de as empresas profissionalizarem a sua gestão. Neste mercado altamente competitivo, é preciso ter uma visão financeira clara de curto, médio e longo prazo a fim de tomar decisões administrativas assertivas e mitigar riscos que afetam a sustentabilidade do negócio”, contextualizou o coordenador da Academia ABRAIDI, Davi Uemoto. “O módulo encerrado abordou a questão de ciclos de pagamentos da empresa (econômico, financeiro e operacional), cujo desalinhamento pode afetar a saúde financeira”, completou Uemoto.

    O módulo sobre gestão financeira tratou de governança, do papel de cada área e modelos de estruturação do departamento financeiro, gestão do fluxo de caixa (entradas e saídas de caixa), importância de uma boa organização financeira, preparo para agir e com informações suficientes para tomar decisões e a janela de tempo para contornar os problemas. O conteúdo programático ainda abordou a distinção dos fluxos de caixa direto e indireto e entre fluxo operacional e fluxo financeiro. E ainda apresentou análises dos principais indicadores financeiros: liquidez corrente e geral, lucratividade, rentabilidade, margem bruta e líquida, retorno sobre investimento, sobre patrimônio e sobre o capital investido e EBITDA. “Por fim, foram apresentadas noções de formação de preços e capital de giro com base nas principais metodologias”, completou o coordenador da Academia ABRAIDI.

  • Continue lendo

    Acesse a
    área exclusiva
    para associados