Em programa de rádio, diretor executivo da ABRAIDI defende racionalização tributária, com tratamento diferenciado para a saúde

O diretor executivo da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde foi um dos convidados do programa “Gente do MPD Que Fala”, transmitido pela Rádio Trianon de São Paulo, Rádio Universal de Santos e pela internet, no dia 12 de agosto.

Questionado sobre a Reforma Tributária, que está em vias de ser votada na Câmara dos Deputados, Bruno Bezerra defendeu a racionalização da cobrança de impostos, mas com um tratamento diferenciado para a saúde, como acontece nos 80 países mais desenvolvidos do mundo. “Não somos contra a Reforma Tributária, pelo contrário, nosso setor é uma colcha de retalhos de tributos e isenções. Mas o que está acontecendo é uma corrida arrecadatória”, alegou.

 Bruno Bezerra citou o ajuste fiscal que o governo estadual fez em São Paulo no ano passado, onerando produtos para a saúde que tinham alíquota 0. “Eles passaram a ser taxados em 18%, com o pretexto de que o governo precisava de caixa. Mas o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, anuncia recorrentes recordes de arrecadação”.

 O Projeto de Lei que pretende reformar o Imposto de Renda, segundo o diretor executivo da ABRAIDI, prevê a taxação de lucros e dividendos. “E essa tributação, nos cálculos que fizemos, deve aumentar a carga tributária em até 37% das empresas fornecedoras da área da saúde. Em plena pandemia, vemos poucas sinalizações de apoios das esferas de governo as dificuldades do setor”, lamentou.

 O ‘Fórum Virtual Américas – Ética na Saúde’, promovido pelo Instituto Ética Saúde, nos dias 17 e 18 de agosto, também foi destaque. “A ABRAIDI foi idealizadora do IES e a ética é um tema que precisa ser reforçado sempre. O evento, além de trazer uma série de autoridades das Américas, estabelece o ‘Marco de Consenso para Colaboração Ética’, um grande compromisso nacional de trabalhar para elevar os padrões de ética e integridade nesse mercado”.

Também participaram do “Gente do MPD Que Fala” a procuradora de Justiça aposentada e advogada, Liliana Buff; a professora de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da USP, Gisele Craveiro; e o cientista político e diretor do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa. O programa completo está em https://www.youtube.com/watch?v=66vktCrfW00 

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados