Nota de Repúdio

O Instituto Ética Saúde (IES) – organização sem fins lucrativos e independente, que congrega empresas e instituições com o compromisso de combater e prevenir a corrupção no setor saúde – repudia atos denunciados pela imprensa de que pessoas que não são do grupo prioritário estariam furando a fila da vacinação contra a Covid-19 em vários estados, entre eles Amazonas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. 

O IES classifica como inadmissíveis tais atitudes e chama a atenção para a consciência daqueles que se valeram de cargos ou contatos com políticos locais para se beneficiar, considerando–se mais importantes do que seus semelhantes. Obedecer a ordem de prioridade é, no mínimo, um ato de respeito para com os mais vulneráveis e os profissionais de saúde que estão diuturnamente combatendo a pandemia.

Atitudes éticas é o que se espera, em um momento tão delicado e impar para a humanidade. O Instituto Ética Saúde alerta também para o aumento do risco de falsificação de vacinas – como já foi relatado pela imprensa nos últimos dois meses – e pede às autoridades atenção redobrada com o tema. Lembramos também que a sociedade pode e deve fazer sua parte, não aceitando nenhum tipo de oferta para obter privilégios com relação a vacina da Covid-19. A vacina está disponível somente na rede pública e é gratuita.

Denúncias de atos que infrinjam as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde podem ser feitas aos órgãos competentes locais e pelo Canal de Denúncias do Instituto Ética Saúde (0800-741-0015 ou www.eticasaude.org.br), que é independente e existe há cinco anos para o registro de ocorrências de eventos de falta de ética e de flagrante de desrespeito às leis, práticas de sobrepreço, lucros abusivos, desvios de recursos, desrespeito aos mínimos preceitos de qualidade, adulteração de produtos, falsificações e fraudes, entre outras práticas indevidas na área da Saúde.

O Instituto Ética Saúde luta incansavelmente, há mais de cinco anos, pela transparência e sustentabilidade do setor da saúde no Brasil, o IES suporta todas as iniciativas de combate à corrupção e repudia todas as práticas que desviam, direta e indiretamente, recursos que deveriam ser destinados à promoção da saúde.

Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados