Oportunidades do mercado global de dispositivos médicos são discutidas durante palestra promovida pela ABRAIDI

Importação de produtos como forma de aumentar a rentabilidade do distribuidor foi um dos assuntos destacados.

Com presença do diretor executivo e do diretor técnico da ABRAIDI, Bruno Bezerra e Sérgio Madeira, na manhã de ontem, a Associação promoveu a palestra “Mercado Internacional de dispositivos médicos na Europa e na América”, ministrada pelo presidente da ELS Solution e executivo da Novartis e da Chauvin/Bausch&Lomb, Diogo Sousa Martins, no auditório da Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação – ESENI, em São Paulo.

Master em Competitive Intelligence pela ACI/Harvard Business School e mais 24 cursos executivos em renomadas instituições, vencedor do prémio CAPES 2013 e experiência de 20 anos na indústria farmacêutica, em sua palestra, Diogo Martins defendeu que é essencial que as empresas tenham um plano estratégico e disciplina para entrar no mercado global. “Na América Latina e, principalmente no Brasil, o gasto com equipamentos médicos cresce consideravelmente, porém, a produção de tecnologia médica é insuficiente, deixando o mercado aberto para os fornecedores americanos e europeus. Atualmente algumas das dificuldades encontradas pelas empresas do exterior são barreiras linguísticas, culturais e burocracia excessiva, tornando útil ter representantes que auxiliem no processo de importação e distribuição”.

Ao término da apresentação o diretor executivo da ABRAIDI ressaltou que as oportunidades internacionais têm sido muito exploradas pela Associação. “A situação no Brasil não é fácil, é um mercado pouco rentável para o distribuidor, que enfrenta dificuldades com o SUS, com os planos de saúde e até mesmo na hora de receber pagamentos. Diante desse cenário, nós temos auxiliado os nossos associados a olharem o mercado globalizado para aproveitar as oportunidades. Recentemente, o governo sinalizou a intenção de reduzir as tarifas de importação. As empresas de fora querem encontrar distribuidores daqui e os distribuidores podem encontrar no mercado internacional produtos que não têm no Brasil e que podem trazer inovação e rentabilidade”, comentou Bezerra.

O presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, que assistiu à palestra online, também aproveitou a ocasião para falar sobre a indústria tecnológica e debater com Martins se há oportunidades no setor para os associados. “A produção no Brasil é muito cara por questões macro e microeconômicas. Dessa forma, seria mais interessante que os distribuidores investissem em qualificação e visibilidade para importar novos produtos ao país”, opinou o presidente da ELS. Em concordância com o palestrante, Rocha finalizou “no Brasil há pouca estrutura e investimento para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, o ideal é apostar no desenvolvimento do que já temos na mão”.

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