Estudo sobre distorções no setor da saúde e II Fórum ABRAIDI são destaques do programa Gente que Fala

Telemedicina, inflação médica e o II Fórum ABRAIDI foram alguns dos temas abordados no programa Gente que Fala, do Ministério Público Democrático de São Paulo, do dia 18 de abril. O diretor executivo da Associação, Bruno Boldrin Bezerra, destacou que o Fórum – em seu segundo ano – aborda temas diversos e de interesse de toda a sociedade, como as recentes consultas públicas que a Anvisa tem promovido, questões tributárias, dilemas que a saúde enfrenta e potenciais caminhos e o estudo que a ABRAIDI publica sobre o ciclo de fornecimento de produtos para a saúde no país.

 

“Este ano preparamos um comparativo de preços internacionais de dispositivos médicos. Hoje se discute muito a inflação médica e parte da culpa é atribuída às novas tecnologias e aos DMIs. Este levantamento mostra que o Brasil acompanha os mercados mundiais (entre eles Europa, Estados Unidos e América do Sul) em termos de preço e de venda no mercado. Nosso objetivo foi desmistificar algumas afirmações que nem sempre estão baseadas em dados fidedignos e adequados”, explicou Bezerra.

Sobre Telemedicina, o diretor executivo da ABRAIDI acredita que ela é inevitável. “A saúde pode ganhar muito, a população e os sistemas de saúde também. Nada substitui a mão do médico, mas a tecnologia tem que ser usada para otimizar e buscar uma racionalização do sistema de saúde, que hoje está sob críticas e necessita de alternativas”, analisou.

O programa Gente que Fala tem o apoio da ABRAIDI e é mediado pelo jornalista Mauro Frysman. Também foram convidados no dia 18 de abril o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e criador da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto; o procurador de Justiça aposentado e professor e ex-presidente do MPD, Airton Florentino; e o cientista político e líder do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa. A integra pode ser acessada em www.youtube.com/watch?v=LLR6aReBO0E.

 

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados