ABRAIDI promove encontro para debater sobre regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico no Brasil

O fornecimento de instrumentadores cirúrgicos para médicos e/ou hospitais nas atividades dos distribuidores foi tema de uma reunião promovida pela ABRAIDI, em São Paulo, no dia 11 de dezembro. O assunto foi colocado em pauta no momento em que o Congresso Nacional analisa o Projeto de Lei – PL 3869/2015, que visa regulamentar a profissão de instrumentador cirúrgico no Brasil.

 

Os distribuidores afirmam que o acréscimo de custo indevido – seja por riscos trabalhistas (como radiação, insalubridade, horas extras), responsabilidade civil e criminal, entre outros – não é suportável pelo setor, além de ser prestação de serviço incompatível com a autorização de atividades do distribuidor perante a Anvisa. Por outro lado, a gestão de materiais, equipamentos e tecnologias, em alguns casos, tem no instrumentador uma alternativa de controle.

“A reunião foi muito produtiva e contribuirá para que a ABRAIDI formule propostas para contribuir com o debate, seja no Congresso ou em outros órgãos, a fim de resolver os impasses entre distribuidores e hospitais”, finalizou o diretor técnico, Sérgio Madeira. Além do debate junto aos associados, a ABRAIDI irá se reunir também com alguns profissionais de hospitais para discutir tecnicamente o tema.

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados