Compliance Across Americas teve o apoio e participação da ABRAIDI

A ABRAIDI participou do VI Congresso Integra Compliance Across Americas, realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro. O evento foi organizado pela ESENI, teve o apoio da ABRAIDI e promoveu intercâmbio de informações e experiências nas áreas de Compliance, Gestão de Risco, Governança Corporativa e Auditoria.

A mediação do painel LGPD na Saúde, em 21 de outubro, coube ao gerente de Conteúdo e Compliance da ABRAIDI, Davi Uemoto, que apresentou os palestrantes Giovani Saavedra, presidente do Comitê Organizador do VI Congresso Integra Compliance Across Americas, e os advogados especialistas em Compliance, que trabalham e militam com associações setoriais, Marcos Vinicius Barros, representando a CNSaúde, e Christiane Bedini.

O primeiro questionamento do gerente da ABRAIDI aos painelistas foi quais as percepções sobre o impacto da LGPD no mercado da saúde. Para Giovani Saavedra, “demorou para as pessoas entenderem a complexidade da lei, como ocorreu com as legislações relativas ao compliance”. “Havia uma certa esperança dos hospitais, por exemplo, que a essa lei não ‘fosse pegar’, com manifestação do setor de saúde pela postergação no Congresso que não veio. Todos tiveram que se ajustar no meio de uma pandemia”, contextualizou Marcos Vinicius Barros. “A minha percepção está calibrada com os demais, onde somente agora estamos tendo uma escuta mais ativa sobre a relevância da LGPD por parte das empresas”, completou Christiane Bedini.

Os especialistas comentaram ainda como será a atuação da Agência Nacional de Proteção de Dados – ANPD, peculiaridades da legislação, as questões relativas à fiscalização, aplicação de sanções e temáticas específicas à área da saúde, como a criação de um fórum e uma certificação em LGPD, entre outros temas. “É uma lei transversal e tem que aproximar todos os setores”, resumiu Marcos Vinicius Barros.

O Congresso Integra Compliance Across Americas, ao longo das seis edições, vem auxiliando as empresas na capacitação, incentivo e adesão à cultura da ética e integridade; e ajudando a se prepararem para enfrentar os desafios do mercado globalizado em constante transformação.

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados