Sustentabilidade do setor de saúde depende do engajamento de todos os players, defende Sérgio Rocha

Debatedor no Ética Saúde Summit 2019, que aconteceu no dia 07 de novembro, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, o presidente da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI, Sérgio Rocha, destacou que a sustentabilidade do setor de saúde depende do engajamento de todos os players, inclusive das operadoras de saúde. “O Instituto Ética Saúde é atualmente um acordo com magnitude internacional. Mas precisamos de um movimento efetivo de todos os lados do setor. Não há mudança sem a participação de todos”, defendeu.

Na opinião de Rocha, a Saúde vive o domínio de uma área específica e todos os demais players – indústria, distribuição, hospitais, laboratórios – sofrem as consequências. “Quando as operadoras de saúde falam em inflação médica, proponho aqui que o tema seja discutido com profundidade. No ano que vem, a ABRAIDI pretende promover um debate mais profundo sobre o tema a inflação da saúde, porque no setor de importação e distribuição de DMI os preços caíram e muito”, enfatizou.

Também participaram do debate “Fornecedores de Produtos e Serviços de Saúde: Inovação, Incorporação Tecnológica, Sustentabilidade Sistêmica, Valor ao Paciente e Dilemas Éticos da Atividade Econômica” o presidente do Conselho de Administração da Abimed, Fabrizio Signorin; a integrante do Conselho Suplente da Abimo, Patricia Braile; a membro do Conselho de Administração da Abramed, Claudia Cohn; o presidente do Conselho de Administração da Anahp, Eduardo Amaro; o presidente da Fehoesp, Yussif Ali Mere Júnior; e o coordenador do Painel de Indicadores do Ibross, Marcos Morato. 
As entidades que participaram do Ética Saúde Summit 2019, como debatedoras ou na plateia, assinaram o “Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multisetorial nos Setores de Saúde”. O documento tem o apoio e endosso de Órgãos Públicos e Autarquias que participam do Sistema de Saúde do Brasil e reconhece o Estatuto e Instruções Normativas do Instituto Ética Saúde como norteadores para as ações de Compliance e Integridade no Setor de Saúde.  

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados