Programa Gente do MPD que Fala discute restrição ao foro privilegiado

Na última quinta-feira, 13 de dezembro, a economista e sócia-diretora da Web Setorial, Patrícia Marrone, que presta consultoria para a ABRAIDI, foi convidada a participar do programa “Gente do MPD Que Fala”. Nesta edição, os participantes debateram diversos temas, entre eles a restrição ao foro privilegiado, que foi aprovada em comissão da Câmara e os objetivos do novo Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, que afirmou que irá priorizar ações para atenção básica de saúde.

 

Em uma discussão acalorada os participantes expressaram suas opiniões sobre foro privilegiado e quais impactos que a restrição total dele pode causar. “Os casos de corrupção na política contribuíram para que a sociedade enxergasse o foro privilegiado como algo ruim, exigindo assim mudanças para evitar novos escândalos. É preciso tomar cuidado para não sairmos de um extremo e irmos a outro, gerando novas injustiças. O foro privilegiado é importante em algumas situações, é preciso encontrar o equilíbrio para que ele seja usado de forma adequada” defendeu Patrícia Marrone.

Durante o programa também foi debatido o posicionamento do Ministro da Saúde em relação à manutenção do SUS. “Acredito que Mandetta está correto em fortalecer o atendimento do profissional de saúde logo na entrada do paciente, porém, tão importante quanto capacitar os médicos para que o problema seja resolvido em um primeiro atendimento, é se atentar ao estoque de suprimentos básicos, pois algumas vezes a pessoa deixa de ser atendida devido à falta de insumo. Para isso é importante investir em tecnologias que auxiliem no controle de estoque”, finalizou a economista.

Também participaram do programa o Procurador de Justiça aposentado e ex-presidente do Movimento do Ministério Público Democrático – MPD, Airton Florentino; a advogada, consultora em compliance e diretora da Fourethics, Gabriela Guimarães, e o cientista político, palestrante e professor universitário, Rodrigo Prando. O Gente que Fala é transmitido pelo canal 9 da Net e 186 da Vivo, além das rádios Trianon e Universal.

 

Continue lendo

Acesse a
área exclusiva
para associados